quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Switches nos dias atuais



Os switches são bastante utilizados atualmente, por serem aparelhos inteligentes. 
Apresentam vantagens na velocidade e agilidade, permitindo o envio e recebimento de dados simultaneamente.
Ao contrário de alguns dispositivos que cairam em desuso, o switch se tornou um equipamento mais barato e capaz de gerenciar um número maior de portas, sendo recomendado para redes de maior porte.
Atualmente o tipo de operação do switch não é mais uma diferença prática mas em design, e a maioria atua com tempos de latência inferiores a 20 microsegundos, por questão de necessidade, pois um switch lento não é capaz de encaminhar 1 gigabit de dados por segundo.
Os switchs são capazes de identificar detalhes de tráfego, problemas na rede e mudar configurações, enquanto alguns dispositivos se tornam inúteis.
Existem ainda nos dias de hoje categorias ainda mais avançadas de switches, que apresentam diversas vantagens para o funcionamento da rede.

Referências bibliográficas:
Livro: Rede de Computadores
Autor: Gabriel Torres
Editora: Axcel

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Funcionamento do Switch

  O Switch identifica quais máquinas estão ligadas em suas portas. Ele analisa o tráfego de entrada, deduz o enderenço MAC das máquinas conectadas e utiliza essa informação para formar uma tabela com o endereço local dessas máquinas.
  Os dados recebidos, ao invés de serem transportados para todas as portas, são enviadas somente ao endereço destinado.

  Exemplo:
Computadores A,B,C e D são conectados a um switch, mas o switch não sabe quem está ligado em suas portas. Se o PcA envia algo para o PcB, o switch não sabe onde está o PcB e então ele envia essa informação por todas as portas, menos pela porta destinada. O PcB "informa" que aquela informação é pra ele e o switch registra o endereço das máquinas A e B e suas respectivas portas. Se a máquina A desejar enviar algo para a B (ou vice-versa), o switch já sabe pra qual porta ele deve enviar, pois os endereços dessas portas já foram registrados.




Referências bibliográficas:
 Site: http://escreveassim.com.br/2011/06/14/funcionamento-switch/
 Livro:  Redes de Computadores dados, voz e imagem.
Autor: Lindeberg Barros de SousaEditora: Érica

quarta-feira, 15 de julho de 2015

Características básicas do Switch.

Características físicas do Switch:

  • O switch pode apresentar 12,24 e até 32 portas, sendo o último não muito utilizado. Observe as imagens abaixo: 





Características e forma de operação do Switch:
  • O switch pega o pacote de dados (frame Ethernet, por exemplo) lê o endereço de destino e envia para porta do seguimento de rede na qual o endereço está alocado. Esse chaveamento demora cerca de 40 mílissegundos.
  • A comutação é baseada no endereço MAC (Medium Access Control) controlada por meio de tabela dos endereços das portas pelo algoritmo spanning-tree, por exemplo. Normalmente, os dados que são carregados dentro do frame ethernet são de protocolos tipo IP ou IPX oriundos de sistemas Netware ou TCP/IP.
  • O switch funciona como uma matriz de comutação de alta velocidade, feita em nível de hardware (que é mais rápida), diferentemente da bridge que faz por software.
  • O throughput ( a vazão) interna ou tráfego dos dados na matriz de comutação do switch e na faixa de Gigabits/segundo o que indica a capacidade de tráfego de centenas de milhares de pacotes por segundo.
Fonte: 
Livro: Redes de Computadores dados, voz e imagem.
Autor: Lindeberg Barros de Sousa
Editora: Érica

Link: http://www.mundomax.com.br/blog/o-que-e-um-switch-e-para-que-serve/
        

terça-feira, 30 de junho de 2015

Switch - O que é?


  Vários equipamentos podem ser utilizados na interconexão ou composição de redes, o switch é um deles.
  O switch é um equipamento que permite que vários computadores sejam interligados em uma só rede e podendo assim fazer a troca de dados, os mesmos são enviados diretamente ao destinatário sem precisar passar pelos outros ramais da rede, fazendo com que a informação chegue mais rápido ao computador destinado.





Fonte: 
Livro: Redes de Computadores dados, voz e imagem.
Autor: Lindeberg Barros de Sousa
Editora: Érica